terça-feira, 12 de março de 2013

Problemas de próstata - Braquiterapia para Câncer de Próstata


O princípio do tratamento do câncer com radiação é que a radiação é um efeito devastador sobre as células vivas. Neste caso, a radiação é usado apenas para fins medicinais concentrar.

Existem dois tipos de radioterapia para câncer de próstata: esta radiação radiação externa e braquiterapia.

Teleterapia

O tipo mais comum de radioterapia em câncer, incluindo câncer de próstata, é teleterapia. A fim de irradiação do tumor de próstata foi alvo antes do tratamento é realizado para identificar a área desejada usando tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (MRI). Atualmente, existem programas especiais que lhe permitem criar tridimensional "imagem" dos raios do tumor e direta de radiação diretamente a tumores.

A terapia de radiação modulada intensiva permite que o médico para modular, isto é, modificar a intensidade da dose de radiação para proporcionar o maior número de tumor e reduzir a dose de radiação que afecta o tecido circundante saudável (a bexiga e do recto). Em alguns centros médicos frequentemente utilizados radiação de protões, que permite ao médico uma melhor modular o efeito da radiação, no entanto, este tipo de tratamento não foi completamente compreendido e está sob ensaios clínicos. A vantagem deste tipo de radioterapia é que a radiação é dirigida no foco patológico, sem afectar ou minimamente que afecta os tecidos circundantes e órgãos.

Independentemente do tipo utilizado terapia de radiação distante, a exposição à radiação é levada a cabo dentro de 5 dias por semana, eo curso da terapia de radiação dura 7 - 8 semanas. Tipicamente, a terapia de radiação é conduzida em ambulatório, isto é, um paciente vem a irradiação e novamente depois de ele vai para casa.

Braquiterapia

Entre as vantagens principais da terapia de radiação remoto pode ser observado melhor do que a prostatectomia, portabilidade, menor risco de desenvolvimento de complicações tais como a impotência e incontinência, assim como a possibilidade de tratamento ambulatório.

Ao mesmo tempo, com esta forma de terapia de radiação pode ser afectada adjacente aos tecidos da próstata e órgãos: a bexiga e do recto, que se manifesta a cistite por radiação e rectal (inflamação da bexiga e da mucosa rectal), bem como as úlceras dos raios. Comprimento de terapia de radiação remoto atinge 7 - 8 semanas para reduzir os danos ao tecido saudável.

Com isto em mente, os oncologistas tentar desenvolver um método radicalmente novo de radioterapia, que têm impactado diretamente sobre o câncer e, portanto, minimamente afetados (ou possivelmente não afetar) os tecidos vizinhos e órgãos. Em começo do século 20 foram usados ​​para este grão particular, feito a partir do metal radioactivo (rádio, ouro).

Nos anos 80 do século passado foi desenvolvida uma nova técnica que permitiu estabelecer um próstata material tumoral radioactivos - foi utilizada para acesso transretal (isto é, através do recto) e realizado sob esta técnica de ultra-som.

Assim, o princípio da braquiterapia é que a radiação afecta o tumor não está fora, isto é, ela não necessita de passar através da espessura de todo o tecido saudável circundante, e no interior do próprio tumor.

Hoje, por ser a introdução de sementes de braquiterapia de radioativo iodo-125 utilizando agulhas especiais. Uma vez que os grãos são introduzidos na próstata da substância radioactiva, as agulhas são removidos e os grãos permanecer na próstata. A meia-vida de radioactivos iodo-125 é de 60 dias. Devido ao facto de que a radiação é entregue directamente no tecido da próstata, pode reduzir significativamente a dose de radiação, que ajuda a evitar a exposição desnecessária de órgãos e tecidos vizinhos.

O que explica o sucesso da braquiterapia no tratamento do cancro da próstata?

Em primeiro lugar, a sobrevivência de 10 anos dos pacientes após a braquiterapia é quase 80%. Sobre a eficácia da braquiterapia comparáveis ​​com a prostatectomia radical. No entanto, o número de complicações, tem vantagens sobre a operação: por exemplo, as complicações tais como incontinência urinária após braquiterapia não se desenvolver mais do que 4%, e impotência - não mais do que 15%.

Outra vantagem importante da braquiterapia é que, após este procedimento, o paciente é alta do hospital no mesmo dia ou próximo e voltou ao normal dentro de poucos dias.

Como é a braquiterapia

O procedimento para a introdução de sementes radioactivas na próstata leva cerca de 1 hora. Todo o procedimento é realizado sob a supervisão de TRUS - ultra-som transretal, quando o dispositivo transdutor de ultra-som é introduzida no recto. Sementes radioactivas (geralmente 60 - 90) são introduzidos no próstata utilizando a agulha especial através da pele do períneo. Após o procedimento, o cateter da bexiga, que é removido no dia seguinte. Em seguida, o paciente é descarregada para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário